Separe o seu LIXO

Com uma simples atitude você pode ajudar, no processo de destinação dos resíduos domiciliares urbanos de Lassance, basta colocar o "lixo seco" e o "lixo úmido" em sacos separado para coleta, se você tem plantas ou horta em casa você ainda pode aproveitar os orgânicos assim como restos de comidas ou folhas como um excelente adubo.
As garrafas de vidro e metais deverão ser entregues de forma separada para melhor seleção!

Adote essa ideia, o Meio Ambiente agradece!


Fique por dentro:
O sistema de destinação do lixo em Lassance é o Aterro Controlado onde funciona a UTC - Usina de Triagem e Compostagem do Lixo, autorizada pela SEMAD e operada pela Prefeitura Municipal.
Na UTC, os catadores separam todos os resíduos recicláveis, que é o "lixo seco" (plástico, vidro, papel, pneus, ferro, metal, alumínio), alguns recicláveis são doados para artesãos locais ou para reutilizadores de resíduos, outros são aplicados em projetos ambientais e outros são vendidos para empresas de reciclagem e o dinheiro que arrecadado é destinado para o fundo municipal de meio ambiente onde e revertido para compra de equipamentos de proteção individual, ferramentas, gastos com manutenção da própria UTC e do aterro controlado.
O "lixo úmido" (cascas de verduras, folhas, restos de comida) são levados para um pátio, onde é processado para compostagem e é transformado em adubo, revertido para as escolas municipais.
Os dejetos assim como lixo do banheiro e resíduos que não são aproveitáveis são jogados em valas onde são aterrados para entrar em processo de decomposição.
O lixo especial assim como de saúde e eletrônicos são buscado por empresas especializadas contratadas pela Prefeitura atualmente é a COLEFAR.
Também existe no Aterro uma vala especifica para carcaças e ossadas geradas pelos açougues e animais domésticos da cidade.
O município de Lassance recebe em média por tratar seus resíduos de forma correta uma média de R$ 9.000,00 (nove mil reais) pelo sub critério do ICMS Ecológico Saneamento Básico e participa do Consórcio Regional de Saneamento Básico junto com outros 16 municípios e com a Fundação Israel Pinheiro.
Várias melhorias ainda devem ser feitas, falta mais investimento na infra estrutura e uma maior conscientização da população quanto a separação do lixo ou até mesmo em jogar lixo nas lixeiras, mas Lassance está entre poucas cidades de minas conseguiu se adequar ao Programa Minas Sem Lixão e que está avançando para uma melhor qualidade de vida e um meio ambiente mais equilibrado.

Fique por dentro dos assuntos do nosso município, opine, cobre, faça sua parte na preservação do nosso patrimônio e de nossas leis, seja um cidadão e faça sua parte como um cidadão.

Júlio Sérgio Rabelo - lassancense.blogspot.com

http://www.colefar.com.br/
http://www.fjp.mg.gov.br/robin-hood/index.php/extrato
http://www.portaldatransparencia.gov.br/
http://www.feam.br/minas-sem-lixoes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...